terça-feira, 1 de setembro de 2015

Ocupar


O centro histórico de São Luís, dizem, encontra-se abandonado. Carece de ocupação.

A Pequena Companhia de Teatro, através do projeto Teatralidades, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal ocupou Sousa, na Paraíba, na primeira quinzena de agosto do corrente ano.

Essa ocupação foi além da programação cultural proposta pelo projeto. Ela foi feita na interação cotidiana dos seus membros com a cidade.

Foram 15 dias, e diferentemente dos projetos anteriores, houve tempo e espaço para uma interlocução com a comunidade. Espaço para turismo paleontológico, gastronômico, comercial, cultural. Espaço para o diálogo além das ações de formação e debates. Ocupação de dentro também, pois foi um período em que a Pequena esteve em contato com seus pares, o convívio foi intenso na perspectiva das horas. 

Essa ocupação preenche um pouco a lacuna da ausência de ocupação no nosso próprio terreiro; minimiza aquela sensação de distanciamento da cidade que moramos para habitar uma cidade outra que não a nossa. Um espécie de experimento controlado, ou um ensaio sobre o desejo de fazer o mesmo em nossa cidade.

A vida acumula ciclos, e estamos dançando neles permanentemente. De alguma forma nós fazemos a ponte entre eles. Somos interferidos e interferimos. Não saímos ilesos. É só uma questão de tempo para que o centro histórico de nossa cidade seja acolhido e acolhedor. Um outro ciclo.

Nenhum comentário: