domingo, 27 de abril de 2014

Leituras dramáticas

No dia 11 de março de 2009 a Pequena Companhia de Teatro realizava sua primeira Leitura Dramática, buscando estabelecer essa prática como mecanismo de instigação criativa e posterior inter-relacionamento entre artistas amigos – apesar de exercitarmos leituras esporádicas desde 2005, foi nesse dia que iniciamos um ciclo mais efetivo. 
 
 O objeto de leitura do dia foi a Valsa N° 6, de Nelson Rodriguez, por Jorge Choairy.
 
De lá pra cá, diversos amigos passaram pelo pequeno palco e saboreamos juntos de momentos incomuns que ficaram plasmados em nossa memória afetiva e corporal.
 
Agora, o projeto Teatralidades propõe alargar essa experiência e estendê-la a companhias de teatro da cidade com as quais tenhamos uma identificação ou apreço mútuo.
 
A ideia conceitual não muda: separar um momento para o diálogo com amigos que se encontram forneando a experiência de produzir em coletivo, alavancando o teatro de grupos maranhense.
 
Diferentemente das experiências anteriores, as Leituras Dramáticas do projeto Teatralidades serão abertas ao público gratuitamente, aumentando o alcance da experiência e robustecendo o intercâmbio com o espectador, contudo, a atividade se fundamenta na possibilidade de diálogo entre os pares, seus processos, seus mecanismos de trabalho, seus dilemas, sabores e tensões.
 
A partir de maio, na última sexta-feira de cada mês, uma companhia, grupo ou amigos artistas realizarão leituras de textos da dramaturgia contemporânea, e nós os ciceronearemos para que a experiência seja leve, prazerosa e produtiva.
 
Abriremos nossa casa com o intuito de que esses coletivos possam estabelecer uma familiaridade com o ambiente, possibilitando a experiência de experimentar nosso palco, conhecer nosso espaço, aumentando as chances de que venham a apresentar seus trabalhos aqui em breve. É um pequeno gesto. Uma ideia. Cabe a quem quiser se arriscar responder ao aceno.

Nenhum comentário: