domingo, 29 de setembro de 2013

Ingressos disponíveis!

Foto de André Lucap

Definida a distribuição de ingressos, explico tudo, tintim por tintim:
Rua do Giz (o nome oficial é Vinte e Oito de Julho), 295, Praia Grande, 04 (20h), 05 e 06 (19h) de outubro – próxima sexta, sábado e domingo. Essas são as datas, horários e local da estreia do espetáculo Velhos caem do céu como canivetes, nova montagem da Pequena Companhia de Teatro.
Os ingressos são gratuitos, isso você já sabia. São poucos lugares, cinquenta por récita. Serão disponibilizados antecipadamente, para evitar tumultos (risos). Estarão disponíveis para retirada durante esta semana, de segunda (amanhã, 30/set) a sexta (04/out), das 10h às 14h, na sede da Pequena Companhia de Teatro – mesmo endereço das apresentações. Bastará ao interessado passar aqui, bater na porta (tem um batedor de ferro que golpeia a madeira da porta) e pegar o seu ingresso comigo, Katia ou Morgana. O ingresso retirado antecipadamente só terá validade até quinze minutos antes do início do espetáculo, para que o ingresso daquele que eventualmente não pode comparecer possa ser disponibilizado para outro interessado: é o que chamaremos de Lista de espera.
Certamente, os ingressos não serão esgotados durante a distribuição antecipada. Então, aos que não puderam pegar seu ingresso antecipadamente, bastará comparecer no dia e hora das apresentações e o acesso será por ordem de chegada. Se não quiser arriscar, bastará ligar para a Pequena Companhia de Teatro (3232-6054) e confirmar como está a procura, para não dar viagem de balde.
Pode acontecer o milagre de termos alguma sessão esgotada. Nesse caso entra a Lista de espera. Se você tiver muuuuuita vontade de ver, pode esperar pela desistência daqueles que pegaram o ingresso antecipadamente e não compareceram. Quinze minutos antes do início do espetáculo, esses lugares serão disponibilizados para as pessoas que aguardaram na Lista de espera. Entendeu, Gilberto?
É isso. Quanto mais eu falo mais confuso fica. Na dúvida ligue, ou escreva uma mensagem no Blog, Face, Twitter ou e-mail que eu explico tudo de novo. O importante é não perder. Acho que vai valer a pena. No mínimo, você identificará no espetáculo e no espaço o cuidado e respeito que temos pelo espectador.
 

domingo, 15 de setembro de 2013

Votos, tiros e uma penca de questões...


Em processo de montagem, alguns votos seriam, para mim, brincadeira de criança: clausura, jejum, castidade, pobreza, silêncio. Sem fazê-los, pratico-os com uma fidelidade digna de um sacerdócio – o que para um ateu é uma prática, no mínimo, constrangedora.
Esse sacerdócio me trouxe ao ponto em que estou, e onde sempre quis estar. O que sempre quis da vida foi ser respeitado como ser humano. O teatro me proporcionou isso. Nunca fui popular. Nunca desejei fama. O que tenho é o respeito pelo nosso trabalho, a admiração de alguns exagerados amigos, o reconhecimento de uma parcela significativa de pessoas que acompanham nossa trajetória. Essa é a maior fortuna da minha vida, e creio ser fruto desse sacerdócio.
O resultado é sempre o mesmo: um novo espetáculo e uma nova oportunidade para refletir sobre a humanidade. Exílio, miséria, fé... É o cardápio de Velhos caem do céu como canivetes. Ou nenhuma dessas opções, e o espectador, escolha degustar a intolerância, a desesperança. Coautor criativo, prefira a natureza autodestrutiva da humanidade. Ou nada. Leituras... Camadas... Entrelinhas... Signos... A arte é a metralhadora do mundo: dá muitos tiros para acertar pouca gente.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pensar


Quando se reinventar?

Abujamra ainda diz fazer teatro, ficando por detrás de uma mesa lendo textos, ou sendo servido por ele através de um ponto eletrônico. 

Zé Celso permanece fazendo as mesmas coisas alegóricas de sempre.

Ronaldinho, o fenômeno, aposentou-se depois de ser espinafrado pelo seu péssimo desempenho.

AYrton Senna morreu prematuramente.

Renato Gaúcho de jogador passou a técnico.

E eu?

Já assinei algumas direções de espetáculos, mas não é a minha.

Antes de tudo, para ser ator, no teatro que faço, você precisa ser atleta. Já se foram 3 anos da montagem de Pai & Filho, e a piada de que as pessoas acima dos 40 falam de dores e dissabores é autêntica... 

Na Pequena Companhia somos em quatro. Tem vezes que fico a imaginar uma ruptura drástica de parte dela (qualquer que seja). Como suportar? Como é submeter os seus sonhos em conformidade com os sonhos dos outros? Somos casados. Não praticamos sexo (ao menos os quatro juntos).

E se morrer? E se parar? E se separar? E se matar... de ódio? Antes de tudo, nosso contrato é com a nossa felicidade. Bom seria se morrêssemos todos juntos, ou mudássemos para algum país não tão distante, em que, de fato, um dependesse do outro. 

Não vejo problemas quanto às dependências... 

...contanto que não sejam de empregados.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Você sabia que...


... a Pequena Companhia de Teatro foi contemplada com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2013? O projeto auxiliará na manutenção das atividades da companhia, com temporadas regulares, debates, oficinas, seminários, leituras dramáticas, organização de acervo, produção de conteúdo etc. Único projeto maranhense contemplado em 2013, é a quarta vez que a Pequena Companhia de Teatro recebe o prêmio desde sua fundação. Aproveitamos para saudar os queridos amigos da Cia. A Máscara de Teatro, de Mossoró/RN, pela premiação!

 

domingo, 1 de setembro de 2013

Sobre a distribuição de ingressos


Rua Vinte e Oito de Julho, 295. É para esse endereço, na Praia Grande, que você deverá se dirigir dias 04, 05 e 06 de outubro, se quiser prestigiar a estreia do espetáculo Velhos caem do céu como canivetes, nova montagem da Pequena Companhia de Teatro, que tem o patrocínio da FUNARTE, através do Prêmio de Teatro Myriam Muniz – se tudo der certo, como já falei na postagem anterior.

Como a configuração da montagem em relação ao espaço possibilitou uma plateia de cinquenta lugares – dependendo do espetáculo acho que a sala pode comportar mais de cem –, estamos pensando em uma estratégia de distribuição de ingressos eficiente, já que as três primeiras apresentações do espetáculo serão gratuitas, como contrapartida de patrocínio, assim como todas as apresentações nas cidades contempladas pela estreia estadual.

Uma das ideias é disponibilizar os ingressos com uma semana de antecedência na sede da Pequena Companhia de Teatro, como forma de fidelizar a clientela e evitar problemas nos dias das apresentações. Bastaria ao interessado passar na sede e pegar o seu ingresso, um por pessoa. O ingresso só teria valor até quinze minutos antes de o espetáculo iniciar – seria uma pena termos espaços vazios na temporada de estreia.

Aos interessados em assistir, mas que não pegaram ingressos antecipadamente, bastaria dar um telefonema para a Pequena Companhia de Teatro, confirmar como está a procura, e vir para a fila no dia das apresentações. Já os interessadíssimos, que se deparassem com uma seção esgotada, contariam com a lista de espera para os ingressos procedentes do atraso ou ausência daqueles que anteciparam a retirada, e seriam disponibilizados quinze minutos antes do espetáculo

É uma hipótese. Estou escrevendo para saber a sua opinião. Ajude-nos a achar a melhor alternativa opinando no blog, Face, Twitter, e-mail, carta, telefone ou pessoalmente – eu prefiro os comentários no blog, é ele que faz o trabalho todinho e o mérito fica sempre para Face, Twitter e Cia. Ltda.